Trancamento de Matrícula na Pós-Graduação

Instruções:

Orientação para as Unidades sobre Trancamento de Matrícula de Pós-Graduação por motivo de saúde

Decisão da Câmara de Normas e Recursos, em Sessão realizada 21/05/2008

Como funciona:

A solicitação de Trancamento da Matrícula na Pós-Graduação não poderá ser superior a 360 dias.
    Se a solicitação for aprovada pela Câmara de Normas e Recursos do Conselho de Pós-Graduação da Reitoria/USP, será por um prazo de 180 dias corridos (não são 6 meses).
    Se houver necessidade de pedir Prorrogação por mais 180 dias: deverá ser aprovada pelo Conselho de Pós-Graduação da Reitoria/USP.

Observação: O Trancamento de Matrícula:

1. Suspenderá o vínculo do aluno com o Programa de Pós-Graduação e, conseqüentemente, a contagem do prazo.

2. Poderá ser retroagido à data da ocorrência do motivo de sua concessão, desde que solicitado enquanto este perdurar e que não provoque superposição com matrícula ou qualquer outra atividade realizada.

O que apresentar

Formulário de Trancamento de Matrícula

¤

Documentação exigida [3 documentos e 4 situações de análise]:
  1. Requerimento firmado pelo aluno e com parecer circunstanciado do orientador, dirigido à Comissão Coordenadora do Programa, contendo os motivos da solicitação documentalmente comprovados, prazo pretendido e data de início. Por motivos de saúde o interessado fazer a perícia no H.U. para confirmar o problema de saúde e deverá obter laudo emitido pelo SISUSP (HU) e no caso de licença-maternidade deverá ser anexado a certidão de nascimento da criança.
  2. Ficha do aluno impressa do Sistema Janus pela Secretaria do Programa;
  3. Manifestação da Comissão Coordenadora do Programa [no formulário];
Obs.: Para solicitação de avaliação médica no , SISUSP/HU o aluno deverá solicitar a emissão de uma carta de apresentação no Serviço Acadêmico do ICB-3 (com Celso Pereira ou Lucianna Vicente). Para verificação prévia:

###########################################################

-------- Mensagem original --------
Assunto: Sobre trancamento de matricula
Data: Fri, 27 May 2011 11:38:44 -0300
De: Celso <spgicb@usp.br>
Para: [ ]
CC: [ ]

Senhor(a) Coordenador(a)

Para fins de esclarecimentos diante do atual Regimento de Pós-Graduação, no tocante a trancamento de
matrícula e após consulta à Pró-Reitoria, informo que em vista de não estar explicito, abre a possibilidade de se solicitar por outros
motivos. Anteriormente, prioridade maior era por razões de sáude.
Atualmente continua sendo relevante, mas não impede a tramitação quando por outras razões, desde que bem justificadas e documentadas.
Att
Celso Pereira - Serviço de Alunos